Terapia

A Psicoterapia varia de acordo com os problemas individuais do cliente, e também de acordo com a orientação e forma de trabalho do psicoterapeuta. Uso o termo Cliente e não Paciente, pois o processo da terapia é ativo e não implica, necessariamente, que há uma doença envolvida.

É importante escolher um profissional que se adeque ao seu estilo e objetivos. No meu caso, trabalho com uma visão de que não é possível separar completamente quem você é no trabalho de quem você é nos relacionamentos, por exemplo. Logo, o que acontece em uma situação interfere, em maior ou menor grau, nas demais situações.

Eu possuo um papel mais atuante, questionando, propondo outros pontos de vista, porém o protagonista é você. Se você achar que não faz sentido, é importante avisar para que possamos analisar outras hipóteses. Todo o potencial está no Cliente.

Tipos de Sessões

  • Sessões semanais de 50 minutos, para um trabalho mais completo;
  • Atendimento breve, entre 50 e 90 minutos, para questões pontuais, e é realizado entre 1 e 4 sessões.

Expectativas

Embora cada caso seja particular, em geral, os benefícios que você pode esperar de processo psicoterápico são:

  • Aumento do autoconhecimento e melhor entendimento sobre suas emoções e comportamentos;
  • Melhoria na autoestima e sensação de satisfação com a vida;
  • Melhora nos relacionamentos – conjugais, familiares, de trabalho e entre amigos;
  • Maior facilidade em lidar com situações relacionais no dia a dia;
  • Resolução de conflitos e/ou dificuldades relativos a áreas específicas.

Atenção: É importante frisar que não existem garantias de resultados em um processo psicoterápico. Cada pessoa responde de uma forma ao processo. No entanto, podemos afirmar que os resultados esperados e frequentes, quando o processo caminha bem, são os descritos acima.

Photo by Bruno Nascimento on Unsplash

Como a psicoterapia envolve frequentemente a abordagem de aspectos difíceis e complicados de sua vida, você poderá, eventualmente, experimentar alguns sentimentos desconfortáveis ​​como tristeza, ansiedade ou raiva.

Estes sentimentos, quando ocorrem, costumam fazer parte do processo que vai levar à resolução das questões que vieram a ser trabalhadas. Portanto, entenda que muitas vezes eles são esperados mesmo.

Duração do Processo

A duração do tratamento psicoterápico varia consideravelmente dependendo da pessoa e da natureza das questões a serem trabalhadas.

É difícil, senão impossível, determinar com precisão a quantidade de tempo necessária para o aparecimento de resultados. Vários fatores contribuem para esta linha do tempo, incluindo:

  • A natureza do problema em si;
  • Por quanto tempo o problema tem sido um problema (recentemente desenvolvido vs. crônico ou de longa duração);
  • Quanto apoio você tem em sua estrutura social (Família e amigos);
  • Sua dedicação e entrega ao processo.

Na prática, você pode terminar a psicoterapia a qualquer momento. Geralmente, essa decisão é tomada em conjunto e é feita de maneira gradual, espaçando as sessões antes da alta efetiva.

De qualquer forma, saiba que, em hipótese alguma, você será instado a continuar no processo caso decida que é hora de sair, ou caso eu perceba que não há mais benefícios a serem colhidos.


Publicado

em

por

Tags: